sábado, dezembro 22

Consumismo?

Vamos lá deixarmo-nos de merdas e pôr os pontos nos i's. Dizem as más línguas que o Natal perdeu a magia de outros tempos, e que amor deu lugar ao consumismo. Uma pessoa bem entendida percebe o que se quer dizer com isso. Mas vamos lá ver uma coisa... se há dezenas de anos atrás houvesse as condições que existem actualmente, o mais certo era as pessoas trocarem de prendas umas com as outras, tal como agora.
"Ah mas as pessoas andam de loja em loja e parecem que andam esganadas à procura de um presente", ou então, "esta época é muito hipócrita", ou a melhor, "o Natal é todos os dias".
Normalmente quem usa este tipo de comentários, não devia sequer ter direito a Natal. Eu compro presentes para oferecer às pessoas, não por obrigação mas sim pelo prazer que dá ver a cara de alegria dos meus amigos e familiares. Aquele suspense inicial, aquele sentimento infantil que todos ainda temos dentro de nós, aquando do rasgar dos embrulhos. Qual o mal de gastar o nosso dinheirinho em presentes, sabendo que vamos dar um sorriso (nem que seja pequeno) a alguém?! Quem fala de hipócrisia o mais certo é perder tempo a comprar prendas a pessoas que não lhes dizem nada e só porque fica bem oferecer algo ao chefinho que nem o nosso próprio nome sabe. Ou então é porque infelizmente (e digo com muita sinceridade infelizmente) nunca teve um Natal... Natal mesmo! E também se o Natal fosse todos os dias, não haveria aquela magia, não haveria a solidariedade (essa é que acabava mesmo), e pagava uma porrada de electricidade só à custa das luzes da árvore de Natal. Por isso, essa de ser todos os dias só mesmo em contos de fadas. E se no futuro isso acontecer prometo que doou um tomate em prole da ciência.
Por isso digo que esta época é muito especial. É óbvio que há crianças a passar fome, a passar a noite de consoada debaixo da ponte, o que me entristece só de pensar, mas a vida não é cor de rosa, e quero aproveitar os próximos dias sem pensar nessas coisas, porque se não estou bem lixado. E como também não sou eu que vou mudar o mundo.... Epá... chamem-me egoísta e pronto!!!

2 Bitaites:

rock disse...

E está muito bem dito! Bom Natal :) **

Maria disse...

concordo plenamente!