domingo, agosto 17

14 Medalhas de Ouro é muita fruta

Não tenho nada contra com a evolução do desporto. Pelo o contrário. A busca da perfeição é algo que todos nós procuramos. Chama-se "evolução". Hoje em dia, o treino de um atleta abrange novos campos de conhecimento. Tanto a nível físico, mental, fisiológico, e por aí fora. Daí a obtenção de novos recordes em algumas modalidades destes Jogos Olímpicos. Contudo não acho que as coisas tenham de ser assim tão lineares. Temos o exemplo da natação. Antes de mais não estou a menosprezar o Michael Phelps. Não tem nada a ver com isso e não interpretem mal o que escrevo. O homem já fez história. É grande. O maior. Sem discussão. O que eu quero dizer é que neste modalidade em concreto, os nadadores estão em vantagem relativamente aos nadadores de outros anos. A piscina é mais funda, existe mais duas pistas, e todo o complexo foi programado para "facilitar" a performance dos atletas. Quando digo "facilitar", não pretendo dizer que a coisa seja mais fácil. Até existe fatos de banho que ocupam a maior parte do corpo do nadador, de modo a tornar o seu deslizamento na água mais eficiente. Penso que para os atletas, bastava a famosa tanga, e logo aí já estavam em igualdade de circunstâncias com os nadadores de outras décadas. Mas a evolução assim não o permite.
Mas como o Phelps disse:
"... I want to be the first Michael Phelps, not the second Mark Spitz..."
E com toda a razão.

5 Bitaites:

Kath disse...

Não me parece é que tanta medalha de ouro resulte só da evolução.. O homem é mesmo um peixe na água, não há hipótese, qualquer dia nascem-lhe guelras :P

Cátia disse...

Essa frase tb me chamou a atenção!

Anónimo disse...

A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA TRÁS BENEFICIOS PARA TUDO QUE FAÇA PARTE DA VIDA E DO SER HUMANO.... PORTANTO TODOS SE ENCONTRAM EM CIRCUNSTÂNCIAS IDÊNTICAS, A DIFERENÇA ESTÁ NA CONSTITUIÇÃO MORFOLÓGICA DO ATLETA E NOS METODOS DE TREINO E NA SUA CAPACIDADE TÉCNICA E MENTAL....ESPIRITO DE GUERREIRO!!!

Nok Lek disse...

Só pela frase merece os parabéns...acrescentando as medalhas então....O maior atleta da natação de sempre!! Sem dúvida ;)

Anónimo disse...

Se daqui a 100 anos os parâmetros fossem os mesmos, ou seja, a mesma "tanguinha", as mesmas medidas das piscinas, etc,etc... Muito provavelmente os Jogos Olimpicos deixavam de ter a atenção do público... pois meu caro gestor, no mundo do desporto como espectáculo é necessário haver o factor surpresa, a novidade, a evolução. No entanto acho que essa evolução está a ser rápida de mais, sem haver a adaptação do público. De Jogos para Jogos notam-se grandes diferenças... o que resulta em olharmos para o Phelps e não lhe darmos 100% do mérito... vá 99% =)
marry *