quinta-feira, maio 17

Saí disparado ao mundo de forma carinhosa e aconchegante. Chorei como qualquer outro mas depois sorri como ninguém. Fui crescendo. Problemas nos pés, quase para ser operado. Careca durante muito tempo. Parecia um pequeno Buda. Comecei por me chamar Cácá. Pelos vistos trocava as letras. Mas a verdade é que todas essas letras estão lá no nome. No primeiro nome. Cresci. Aprendi a andar, sem esquecer o gatinhar. Não fui à creche mas não perdi nada com isso. Cada coisa a seu tempo. Tive uma ama. Uma senhora ama. Aprendi o que tinha a aprender. A diferença é que não tinha grades nem paredes. Um género de creche a céu aberto. Bicicletas sem travões. Pares de solas dos ténis gastas à conta disso. Hambúrgueres caseiros e dos bons, puré de batata e sopa com nabo. Foram as primeiras refeições que categorizei como comidas preferidas. Fui para a primária saber o a, e, i, o, u, a fugir dos miúdos grandes e maus, a pensar quando é que devia fazer queixinhas, descobrir que havia miúdas e cantarolar coisas docemente parvas. Um género de Peter Pan sem ter noção que iria crescer mais. Ainda hoje! Uma altura que o MacDonald's era coisa de cidade grande. Aulas, natação, hóquei, catequese, dia preenchido. Primeira comunhão memorável, com calções de gala, e uma camisola branca que parecia saída de um naperon que reveste as televisões dos anos 70, sem esquecer o laço. E que belo laço. Balões de água no Carnaval (de Torres). Bombinhas de mau cheiro. Mítico! Explorar o desconhecido a pé. Joelhos arranhados e feridas. A primeira picada de abelha. Foi no cu! Era uma manhã de sol, a preparar-me para a escola, a vestir-me carregado de sono. Porém, a cabrona estava a relaxar numas cuecas minhas. Vesti-as e aprendi que não há melhor despertador! Doeu, doeu e doeu! O remédio pelos vistos foi vinagre na bochecha esquerda do rabo. Já deram bufas a cheirar a vinagrete? 

A ingenuidade é das coisas mais belas que existe. É sincera, transparente, despida de preconceitos, cheia de boa fé, lucidamente embreguiada. O problema é que esta merda não é um mundo cor-de-rosa, realizado pela Disney. A ingenuidade não é respeitada, só e apenas porque, de vez em quando, anda de mãos dadas com a burrice. Mas mesmo assim... continua a ser algo lindo, um pouco ao estilo hippie, salvo seja.

0 Bitaites: